quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tour do Rio- argentino é o vencedor da 1ª etapa do Tour do Rio, em Angra dos Reis


O argentino radicado no Brasil Edgardo Simon, da equipe Padaria Real, foi o vencedor da primeira etapa do Tour do Rio, ganhando a camisa amarela, que simboliza a liderança da competição. O ciclista cravou o tempo de 3h12m25s no percurso de 149.9 km e somou pontos para o time paulista de Sorocaba. O brasileiro Rafael Andriato, que compete pela italiana Petroli Firenzi, ficou em segundo lugar, com a camisa verde, sendo o líder da meta volante. Marco Coledan, da também italiana Trevigiani, ficou em terceiro lugar.
Edgardo Simon comemora vitória na etapa do Tour do Rio (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)Edgardo Simon comemora vitória na primeira etapa do Tour do Rio (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)
A camisa branca de bolas vermelhas, de melhor montanhista, ficou com Andrei Nechita, outro integrante da Trevigiani. Dos 10 primeiros colocados, cinco eram integrantes da equipe colombiana EPM-Une, que chega como favorita. Em 2010, o grupo venceu o Tour de Santa Catarina e a Volta de Gravataí, no Paraná.
- O primeiro dia da etapa é sempre complicado, ninguém sabe como estão os rivais, não há um líder definido ou uma equipe que assuma a responsabilidade de brigar pela corrida. A gente tenta ficar na ponta e saltar na fuga. Abrimos uma fuga com sete corredores no final. Agora é hora de recuperar para a corrida de amanhã - revelou Edgardo Simon.
Etapa de ciclismo do Tour do Rio (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)Ciclistas pedalaram quase 150 quilômetros em
pouco mais de três horas  (Foto: Marcio Rodrigues)
No início da prova, Nicodem Habiyambere, da equipe de Ruanda, a única representante da África do Sul, escapou do pelotão e se destacou nos primeiros quilômetros, avançando com 20 segundos de vantagem. Mas não por muito tempo. A fuga foi neutralizada e os ciclistas aceleraram num ritmo cada vez mais forte. O grupo estava muito compacto até que Alessandro Mazzi, da Petroli Firenze, e Javier Gomez, da EPM-Une avançaram na frente, com 45 segundos de vantagem num percuso bem nervoso. A fuga estava formada por colombianos, italianos e alguns brasileiros da DataRo e da Padaria Real.
Os colombianos, que têm uma forte tradição no ciclismo, ditaram o ritmo forte da primeira etapa da Volta do Rio. A cerca de 40km do fim da prova, Simon saltou numa fuga acompanhando Antonio Nascimento, de Pindamohangaba, na montanha, se juntando ao grupo de ciclistas que participavam da fuga. Entre os escapados da reta final, estavam Edgardo Simon (Padaria Real), Renato Seabra (DataRo), Antonio Nascimento (Funvic / Pindamonhangaba), Rafael Andriato (Petroli), Andrei Nechita (Trevigiani) e alguns integrantes da EPM-Une, como Javier Gomez e Robigzon Oyola, que incomodavam os rivais, imprimindo uma alta velocidade.
Os ciclistas demonstraram muita resistência no fim da prova, num trecho com muitas curvas, algumas subidas e uma rotarória antes da meta. Os atletas que escaparam na fuga tem grandes chances de conquistar o título final, afinal de contas, no ano passado, a primeira etapa do Tour do Rio definiu o resultado final da competição. No sprint final, o argentino Edgardo Simon acelerou com explosão e conquistou a primeira das cinco etapas do Tour do Rio, com tempo de 3h12m25s.
- Eu vim para o Tour do Rio com o objetivo de ganhar uma etapa. Queria ter vencido a primeira, para tirar essa responsabilidade, mas não deu certo. Faltando 100 metros para o fim da prova, o meu pé escapou do pedal. Mas estou contente pelo meu desempenho na primeira etapa. E ainda tem mais quatro - disse Rafael Andriato, segundo colocado da prova.
Etapa de ciclismo do Tour do Rio (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)Ao todo, 117 atletas pedalaram do Rio de Janeiro até Angra dos Reis (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)
A largada saiu da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, nesta quarta-feira, com 117 atletas, que pedalaram até Angra dos Reis. Nesta quinta, os atletas seguem para a segunda etapa da competição, de Volta Redonda a Três Rios, num percurso de 166km. A prova, com prêmio de R$ 200 mil, a maior do ciclismo de estrada da América Latina, determinará quantos atletas brasileiros estarão presentes nas Olimpíadas de Londres 2012.
Confira a lista dos 10 primeiros colocados, com tempo de 3h12m25s:
1 - Edgardo Simon (Padaria Real)
2 - Rafael Andriato (Petroli Firenze)
3 - Marco Coledan (Trevigiani)
4 - Jaime Castaneda (EPM-Une Colômbia)
5 - Andrei Nechita (Trevigiani)
6 - Antonio Nascimento (Funvic / Marcondes / Cesar / Pindamonhangaa)
7 - Juan Suarez (EPM-Une Colômbia)
8 - Robigzon Oyola (EPM-Une Colômbia)
9 - Renato Seabra (Clube DataRo de Ciclismo / Foz do Iguaçu)
10 - Edward Beltran (EPM-Une Colômbia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário