sábado, 9 de julho de 2011

Tour de France - festa portuguesa




O português Rui Costa (Movistar) surpreendeu e venceu a 8ª etapa do Tour de France após percorrer 189 km entre Aigurande e Besse Sancy. Costa foi o único sobrevivente de uma fuga que saltou nos primeiros quilômetros do dia. Com uma performance consistente, ele superou a pressão dos adversários e conquistou sua vitória mais importante na carreira.

Costa protagonizou a principal fuga do dia junto com outros oito ciclistas. Cyril Gautie (Europcar), Alexandr Kolobnev (Katusha),Julien El Fares e Romain Zingle (Cofidis),Van Garderen (HTC), Christophe Riblon (AG2r), Xabier Zandio (Sky) e Addy Engels (QuickStep).

O estágio permaneceu sem muitas ações até a penúltima subida do dia, o Croix Saint-Robert (cat 2). Joohny Hoogerland (Vacansoleil) e Rigobero Uran (Sky) foram os primeiros a saltarem do grupo. Hoogerland buscava somar pontos para permanecer com a camisa de bolinhas. Mais tarde foi a vez Alexandre Vinokourov (Astana) lançar seu ataque.

A dura escalada quebrou o grupo de escapados, que pouco a pouco foi sendo reduzindo, restando Van Garderen, Gautier, Riblon e Costa. No grupo de perseguição, Vinokourov ia colocando abaixo a vantagem sobre os fugitivos. Ele recebeu a companhia de Paolo Tiralongo e Juan Antonio Flecha (Sky).

Vino, provisoriamente chegou a vestir a camisa amarela, e parecia ter pernas para vencer o estágio. O cazaque superou boa parte dos integrantes da fuga, restando apenas o português Costa. Com 2 km para o final, a diferença entre os dois era de 16 segundos. Enquanto isso, a BMC trabalhava para Cadel Evans, que sonhava em dormir na liderança da competição.

A chegada – uma subida com inclinação de 7.6% - propiciou diversos ataques no pelotão, que a essa altura já estava bem seleto. Contador, Andy e Evans ditaram um forte ritmo. Philippe Gilbert (Omega Pharma), no entanto, foi quem atacou com êxito. O belga superou Vino, que sentiu o desgaste da etapa e não terminaria entre os dez primeiros, e iniciou um tímido ataque a Costa.

O português, porém, manteve o passo e conquistou a vitória. Gilbert acabou em segundo e foi seguido por Evans e Samuel Sanchez (Euskaltel). Thor Hushovd, por mais um dia, defendeu com méritos a camisa amarela, com a classificação geral não tendo grandes alterações. Gilbert vestiu a camisa por pontos, Tejay Van Garderen assumiu a liderança na classificação de montanha e Robert Gesink (Rabobank) permaneceu como melhor jovem.

Classificaçaõ etapa 

1 Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Movistar Team 4:36:46
2 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:00:12
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:15
4 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi
5 Peter Velits (Svk) HTC-Highroad
6 Dries Devenyns (Bel) Quickstep Cycling Team
7 Damiano Cunego (Ita) Lampre - ISD
8 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard
9 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek
10 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek

Classificação geral 

1 Thor Hushovd (Nor) Team Garmin-Cervelo 33:06:28
2 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:01
3 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek 0:00:04
4 Andreas Klöden (Ger) Team RadioShack 0:00:10
5 Jakob Fuglsang (Den) Leopard Trek 0:00:12
6 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek
7 Tony Martin (Ger) HTC-Highroad 0:00:13
8 Peter Velits (Svk) HTC-Highroad
9 David Millar (GBr) Team Garmin-Cervelo 0:00:19
10 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:00:30 



fonte: www.prologo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário