quinta-feira, 30 de junho de 2011

Quando os treinos deixam de ser o que eram

Muitas pessoas que praticam alguma modalidade já sentiram alguma vez um certo desgaste psicológico, desânimo para treinar e falta de vontade de competir. Essa falta de prazer com treinos e provas pode ocorrer em decorrência da rotina puxada de treinos ou de muitas competições na sequência e pode até estar associada a outros problemas (financeiros, emocionais). Mas, e quando sentimos que o treino perdeu a graça de repente? 


Além dos motivos citados acima, a cobrança nos treinos e a auto crítica podem ser altamente destrutivas para o dia a dia de um atleta amador. Um bom exemplo está no retorno aos treinos após um período parado. Pessoas que trabalham com atletas (amadores ou profissionais) relatam que o retorno se torna ainda mais complicado por causa de cobranças e comparações. O atleta fica sempre lembrando de como era quando estava mais treinado e quão difícil será para ele voltar. Essa barreira é muito difícil de ser vencida e muitas vezes impede o atleta de seguir em frente.
E toda essa cobrança é muito comum na vida de quem treina. E se enganam aqueles que acham que apenas os profissionais tem essa pressão em cima deles, muitos atletas amadores se cobram tanto ou mais nos treinos e provas. Basta um resultado ruim para ficar desanimado e sem vontade de treinar. Ou alguns dias de treinos insatisfatórios para achar que não dá mais. Um detalhe em um treino que passaria despercebido por muita gente pode ser motivo para um desânimo crescente na modalidade.
Outro grande problema acontece quando fazemos do treino a nossa vida. No caso de atletas profissionais é muito difícil desvencilhar uma coisa da outra, mas para atletas amadores não deveria ser assim. Ter vida social além do treino (que envolva pessoas diferentes,  conversas diferentes) pode ser útil para que  o esporte não se torne uma cobrança tão grande. Evitar que o esporte seja 100% da sua vida é essencial para lidar com frustrações de treinos e provas.  
Evitar situações de total desanimo com o esporte é difícil, mas o princípio básico pelo qual iniciamos e mantemos uma atividade física regular é, em geral, o prazer que ela nos proporciona. A partir do momento que os treinos e provas não nos fazem sentir isso é porque algo não está funcionando bem. E para tentar reduzir as chances de isso acontecer num futuro próximo preste atenção no papel que o exercício tem na sua vida e cobre-se menos.  Os resultados são importantes, mas o bem-estar também é fundamental para o sucesso no esporte. 
fonte: www.professorheliosouza.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário