A iniciação em qualquer esporte requer atenção a alguns aspectos básicos. No ciclismo não é diferente, ainda mais considerando os riscos que envolvem sua prática. Temos de pedalar pelas ruas das cidades, enfrentar o trânsito, pedestres e, na estrada, apesar dos problemas estarem reduzidos, devemos estar atentos aos buracos, ciclistas na contramão, veículos e animais.
Mas se você deseja começar no ciclismo e enfrentar estes desafios, primeiro você tem uma tarefa importante, que é o ajuste básico da sua posição na bicicleta. Independentemente do tipo e do valor de sua bike, as alturas do selim e do guidão são importantíssimas, pois são os fatores que facilitarão ou dificultarão a pedalada. Selim muito alto ou muito baixo prejudica o rendimento. Uma maneira muito simples para ajustar a altura do selim é colocar um braço na pedivela para baixo, exatamente ao longo do tubo do selim, sentar no selim e colocar o calcanhar (calçando tênis ou sapatilha) no pedal. Na posição correta, a perna deverá estar estendida, com uma levíssima flexão do joelho. Faça os ajustes. Quando sentar novamente no selim e colocar o pé no pedal, encaixando a sapatilha, sua posição estará muito próxima do ideal. Deixamos claro que existem fórmulas para se calcular a altura exata do selim, mas isso é um passo além deste processo inicial, a ser dado depois que você já estiver muito bem adaptado à bike e ao esporte.
Lembre-se também que o selim deve estar nivelado, paralelo ao solo, nada de apontar para cima ou para baixo. Para finalizar este item, não podemos deixar de mencionar a escolha correta de um selim, pois existe um mito entre os iniciantes ou ciclistas de fim de semana, que quanto maior for o selim, mais confortável será a pedalada. Aí surgem aquelas capas com gel, selim com molas, etc. Tamanho não é sinônimo de conforto, já que o selim usado pelos profissionais é muito estreito, mas nem por isso é desconfortável. O segredo está na adaptação e no tipo de bermuda. Você precisará de tempo de pedal e de uma boa bermuda, que ajudará muito neste processo adaptativo, valendo o investimento.
Outro ponto relevante no ajuste da sua bike é a altura do guidão, pois afeta a curvatura da sua coluna, o que pode gerar dores na região lombar ou no ombro.
Para um iniciante, o guidão na altura do selim ou um pouco abaixo é o suficiente, pois você ainda está adaptando-se ao esporte. Outro fator a ser pensado é o tamanho do canote do guidão, já que possui uma relação direta com o comprimento do tronco e dos braços. Você não deve ficar muito encolhido (o que pode provocar dores lombares) ou muito estendido (o que pode provocar dores nos ombros e no pescoço), mas confortavelmente ajustado, de modo que possa apoiar-se no guidão ou nas manoplas de freio sem problemas.
Do mesmo modo que o ajuste do selim, existem meios mais precisos para o acerto do guidão, mas não vêm ao caso nesse momento. Por fim, se você possui uma sapatilha, precisa ter cuidado com a regulagem dos tacos, pois taco desalinhado, é dor no joelho na certa. O acerto do taco é mais complexo e a melhor dica neste caso é procurar uma pessoa que saiba como ajustá-lo. Para a sua segurança, procure um ciclista ou alguém que tenha experiência nisso e peça ajuda.

Nenhum comentário:
Postar um comentário